quinta-feira, 24 de maio de 2012

PODERIA TENTAR DEFINIR ÉTICA DIANTE DOS ACONTECIMENTOS POLÍTICOS LOCAIS. MAS, NA MINHA HUMILDE INSEGURANÇA LITERÁRIA DECIDÍ:


Por Françual Rodrigues (*)
"Os acontecimentos políticos locais me levam a pensamentos diversos. Para não segmentar uma direção, que seria esquerda ou direita, talvez centro, peço socorro a maior enciclopédia livre que conheço a Wikipédia. A leitura é sua assim com as conclusões"

ÉTICA DA POLÍTICA. 

A ética da política não pode ser diferente da ética da vida pessoal. E além de observar os princípios gerais, como não matar ou não roubar, o político deve mostrar ao povo que o elegeu sua capacidade de defender o bem comum, e o bem estar de toda a sociedade, sem se preocupar com o simples exercício do poder. Além de não distinguir, de qualquer forma, os demais membros da sociedade, deve ser capaz de mostrar à esses membros que assume a responsabilidade pela consecução deste objetivo. Exerce assim, o que se convencionou chamar da "ética da responsabilidade". 

E a ética da responsabilidade leva em consideração as consequências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões, o político pode ser colocado frente a dilemas morais para tomar decisões. Mas, o político ciente, de sua obrigação com a ética da responsabilidade, sabe que não deve subverter seus valores e, muito menos aqueles que apresentaram para seus eleitores. 

"O homem é um animal político"
- Aristóteles

Françual R. S. é Petroleiro, Técnico em Telecomunicações.

Um comentário:

joselito soares disse...

parabéns Françual pelo excelente comentário,são pessoas esclarecidas como vc que podem muito ajudar à cidade em todos os sentidos, contribuindo com idéias,e usufruindo de seu direito de cidadão no verdadeiro sentido da palavra,meus parabéns.