quarta-feira, 30 de maio de 2012

ESPIRITUAIS OU CARNAIS? SUAS ATITUDES IRÃO REVELAR


Texto Gálatas 6. 1-5
1 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. 2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. 3 Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4 Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, 5 pois cada um deverá levar a própria carga.
Às vezes percebemos que um irmão ou irmã cometeu um erro, ou pecado. Qual nossa atitude? Alguns preferem ignorar o erro, afinal, todo mundo erra. Mas há aqueles que vêm com julgamento. Esquecem da palavra de Jesus aos acusadores da mulher adúltera. Nesta ocasião, Jesus não diz à mulher que o que ela fez está certo, ou que não tem importância, que não haverá conseqüência para o erro. Ele tira o foco do julgamento coletivo que tinha condenado previamente a mulher e foca no que está acontecendo no interior de cada um deles. Cada um deles havia condenado, mas acima de tudo, o interesse não era fazer justiça, mas ver se conseguiam achar alguma contradição no Mestre.

No verso primeiro, Paulo fala supondo que seus leitores são espirituais. O que ele quer dizer com isto? Vejamos o contexto: No capítulo anterior ele discorre sobre as obras da carne (cristão carnal) e o fruto do Espírito (cristão espiritual). Se somos espirituais é porque deixamos o Espírito Santo produzir em nós o Seu fruto. Se, por outro lado, somos carnais, damos vazão às obras naturais do nosso “velho homem”, da nossa natureza carnal, que é o que diz Gálatas 5. 19 a 21 da versão Bíblia Viva:

“Entretanto, quando você seguir suas próprias inclinações erradas, sua vida produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria, feitiçaria, (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo esta errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina, inveja, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus”.

Nenhum comentário: