terça-feira, 15 de maio de 2012

BANCADA DO PMDB DISCUTE SECA NO NORDESTE


Peemedebistas discutem a seca

A bancada federal do PMDB, reunida na Câmara dos Deputados, sob a liderança do deputado Henrique Eduardo Alves (RN), discutiu nesta terça-feira (5), em Brasília, as mudanças climáticas e a inesperada seca que atinge o semi-árido nordestino, preocupação crescente dos deputados da região.

Os deputados ouviram as explicações do professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion. Especialista em Geociências com ênfase em Dinâmica do Clima e atuação em variabilidade e mudanças climáticas, Molion foca suas pesquisas no Nordeste do Brasil.

 Os parlamentares do PMDB questionaram o especialista sobre a seca prolongada no Nordeste que contraria as previsões de um ano com chuvas regulares para o semi-árido brasileiro.

 Segundo o especialista, apesar da ocorrência do fenômeno La Niña, que normalmente colabora para invernos chuvosos no Nordeste, o oceano pacífico enfrenta uma fase de esfriamento global de longo prazo. Este ciclo se alterna com períodos de longos aquecimentos e se repete a cada 50, ou até, 60 anos. O último ciclo teria sido de aquecimento longo com picos do fenômeno El Niño (inverso ao La Niña) que colaborou para longas estiagens.

Nenhum comentário: