domingo, 15 de abril de 2012

SERVIDORES PÚBLICOS DE GUAMARÉ ESTÃO NAS MÃOS DO PREFEITO E DOS VEREADORES, SERÁ QUE NESTE ANO O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS SAIRÁ DO PAPEL?



Quem está acompanhando o cenário politico do munícipio, sabe que, desde as campanhas eleitorais de 2000, 2004 e 2008 foram pregados por quase todos os pré-candidatos à câmara e ao governo, a implantação do Plano de Cargos e Salário dos servidores do munícipio de Guamaré. E de lá para cá, nada foi feito, nestes oito anos foram apenas promessas, pois bem... Já está perto de fazer aniversário de 12 anos e acreditem... Os servidores do município continuam com inúmeras perdas salariais.

Somos servidores de fato e com direitos, porém os cargos de carreira administrativa ainda não foram definidos e não se escuta falar nada sobre o plano de cargos e salários na câmara de vereadores e nem nos bastidores da política. O que é fácil entender é que há uma tendência de se criar primeiro os alicerces deste novo ente público para depois dar uma forma concreta.

Observa-se que, segundo as portarias de nomeação e os contracheques que a maioria dos servidores são de fato efetivos, embora saibamos que as eleições nos batem a porta novamente neste ano, fica a seguinte pergunta “o que o atual governo vai fazer pelos os servidores? E os nove vereadores representantes do povo que precisam de votos para sua reeleição o que podem fazer?” a menos de seis meses para o pleito, o município está em fase de ajustes, mas a incerteza de como será esta nova vida ainda atormenta a cabeça de cada servidor do munícipio, será mais quatro anos de promessas ou de fato o sonho de mais de mil servidores de Guamaré será concretizado. Os servidores das escolas, das secretarias, do hospital e demais departamentos precisam se inteirar de tudo que está acontecendo e do que poderá acontecer.

É bom lembrar que na época do projeto do Plano de Cargos e Salários dos PROFESSORES aconteceu algo inusitado, o projeto foi intermediado pelo o sindicato dos servidores (SINDSERG) e encaminhado à câmara de vereadores para ser aprovado, neste deveria também ter sido incluído os SERVIDORES e porque não foi?, Infelizmente fomos excluídos diante de uma grande oportunidade de termos sidos incluídos. Foi proposta uma emenda por parte de um vereador, mas foi ignorada pelo o governo da época, a emenda era a única forma salvação para inclusão dos servidores na Lei.

As eleições de 2012 se aproximam cada dia mais tanto para prefeito como para vereador, até o presente momento nem mesmo um reajuste foi dado. Os servidores terão novamente nas mãos a resposta do descaso com a categoria. Enquanto todos os servidores do munícipio de Guamaré vivem dias de angustia referente ao plano de Cargos e Salários do Município, a categoria dos professores está rindo atoa, este mês foi anunciado pelo o prefeito o pagamento do piso de 22,22% e ainda o retroativo de janeiro á março sendo pagos em parcelas.
O poder executivo e o poder legislativo podem juntos tornar o sonho de mais de mil servidores em realidade, clique na imagem para ampliá-la.
As únicas informações que o blog conseguiu adquirir é que há um projeto de Lei tramitando na câmara que ainda não foi posto em pauta para provação e posterior sansão pelo executivo, para muitos este sonho é frustrado devido à folha de pagamento do município está no limite permitido por Lei, com contratações por tempo determinado e cargos comissionados. 


Se há de fato este projeto, meio caminho já foi andado, se não há nenhum projeto no legislativo é lamentável, mas há ainda esperança, qualquer vereador pode entrar com um projeto de Lei que cria o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais de Guamaré e ser aprovado pelos os Edis, logo após ser sancionado pelo o chefe do executivo.


Assim como o projeto de Lei também pode ser enviado pelo o prefeito para que a câmara aprove, este aprovado volta para a prefeitura para ser sancionado pelo o prefeito e transformado em Lei. Antes de publicamos esta matéria ligamos para cinco dos nove vereadores, fiz a seguinte pergunta "Se o prefeito enviar um projeto de Lei que cria a Lei do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais do Município, vossa senhoria aprovaria?". Todos os cinco vereadores afirmaram que sim... Aprovaria o projeto, ou seja, a maioria dos vereadores já anteciparam seu voto ao titular deste espaço, não precisei falar com os demais porque a maioria tem poder absoluto segundo a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Guamaré.

Comenta-se que o próximo grande passo do governo é o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais do Município, este sim será vital para a carreira e para o futuro de cada servidor e de suas famílias. O prefeito e os vereadores que almeja crescimento na vida pública precisam pensar naqueles que são capazes de mantê-los nesta árdua vida.

Para o chefe do executivo que está pensando em se modernizar logisticamente tem que ter uma política salarial condizente com o seu tamanho e sua importância no município e sinceramente acredito que as coisas tendem a melhorar bastante para os servidores se houver de fato interesse público, caso contrário continuaremos tendo perdas e danos irreparáveis mais quatro anos.

NOTA DO BLOG: Podemos afirmar que a categorias de servidores continuam sendo penalizado pela falta de valorização, nem mesmo um reajuste ainda não foi conseguido através de dissídios coletivo ganhos no âmbito, o Plano de Carreira contempla praticamente os anseios dos servidores, uma vez que traz para a carreira uma tabela salarial para todos os níveis da categoria conquistando de fato a confiança e a gratidão de mais de mil eleitores e servidores do município de Guamaré.

O prefeito afirmou a categoria dos professores em pauta que dias melhores veriam para a categoria dos servidores, a promessa do feita, como o chefe do executivo prometeu, nós servidores só temos que aguardar se de fato será cumprida, pelo menos o atual prefeito pregou uma forte esperança, estamos em abril de 2012, só resta esperar. Chegou a hora de você eleitor cobra de seu candidato a prefeito e a vereador (a) a implantação do plano de cargos e salário para os servidores do município, ou então espere mais quatro anos. Este espaço é apenas a voz de mais de mil servidores do município de Guamaré.

Nenhum comentário: