sábado, 2 de junho de 2012

SE PROXIMA AS ELEIÇÕES E NAS MÃOS DO ELEITOR ESTÁ O PODER DE ESCOLHA



Até o final deste mês deste junho ocorrerão as convenções partidárias e as definições de coligações para as eleições de outubro, inclusive em Guamaré.

Logo em seguida, a partir de 3 de julho, inicia-se a campanha eleitoral em meio a euforia dos carros de som, comícios e visita dos candidatos de casa em casa pedindo seu voto, ou mesmo um voto de confiança.

A hora de depositar o voto na urna se aproxima! O momento de elegermos nossos futuros parlamentares e membros do executivo é o momento da decisão do que queremos para os próximos anos. Também é o momento do julgamento do desempenho político.

Se quisermos manter o cenário que se encontra, basta a reeleição de muitos aos cargos públicos, ou mesmo a eleição de quem representa o continuísmo. Embora existam políticos dignos nos parlamentos, existem também aqueles que não merece mais seu voto.
Vereadores detentores de mandato em Guamaré

O candidato tem que estar consciente que será julgado pelos eleitores, colocando a disposição destes todas as informações sobre a sua pessoa, qualificações e vida pregressa. Os próprios partidos devem assumir e cumprir com rigor e eficiência o papel que lhe compete na real democracia, ou seja, selecionar de maneira democrática e responsável a nominada de candidatos à altura da demanda dos cidadãos.

É essencial que os partidos políticos estejam comprometidos com a idoneidade de seus postulantes aos cargos públicos. É inadmissível que uma agremiação partidária considere bom candidato um cidadão que aja publicamente de forma desonrosa, sem legitimidade ética, com processos em andamento, e que mesmo assim se habilita para exercer um cargo público.

O grande e crescente número de votos brancos e nulos na ultima eleição em Guamaré reflete que os candidatos não atendem as expectativas dos eleitores, deixando a política municipal, porque não dizer a política nacional em níveis de descrédito jamais visto.

Se há algum descontentamento com os políticos que têm mandato, é do jogo democrático votar em um candidato novo. A alternância no poder e a renovação política são fundamentais para a democracia. Não só a renovação de quadros, mas também renovação de costumes políticos com a abertura de espaço para novos agentes políticos com qualificação e experiências inovadoras.

A política é uma forma de ação na vida social, e tem o alcance, o poder, de interferir na vida das pessoas. A solução não é se afastar da política para mudar, mas sim o sentido inverso de frustração, ou seja, uma atitude mais forte! O eleitor, agente da mudança, deve procurar eleger o candidato que apresente a combinação de atributos morais e técnicos, que o credenciem como um agente político competente.

O cidadão através do voto tem em suas mãos a possibilidade de escolha de candidatos com qualidades positivas compatíveis com a função política, com conhecimento em sentido amplo e identificado com causa defendida pelo partido a que pertence. O eleitor tem nas mãos a chance de escolha!

Nenhum comentário: