sábado, 26 de maio de 2012

UMA OBRA QUE FICARÁ NA HISTÓRIA DE GUAMARÉ SOBRE O OLHAR DE QUEM TEVE CORAGEM PARA FAZÊ-LA



Uma obra que nunca ficará esquecida na gestão do ex-prefeito Auricélio Teixeira, é a obra da duplicação da RN 401 trecho Guamaré à Salina Cruz. Foram inúmeras adversidades enfrentadas para autorização da construção da rodovia.

Era uma dos sonhos de Célio na sua gestão a conclusão de uma obra que outros gestores não conseguiram fazer. O trecho da duplicação tem 2,3 quilômetros e começa na entrada de Salina da Cruz, passa pela curva de Paulo Bento, e segue até a entrada da sede de Guamaré. 
Rodovia toda sinalizada
Hoje, ouvimos pelos os moradores e visitantes que a duplicação está mais larga e segura, além de muito bonita, com o complemento de um calçadão para pedestres de acordo com o projeto de execução, executado pela empresa CONPASFAL e revisado pelos técnicos da Secretaria de Obras do Município.

Um documento que descreve o terreno com exatidão e nele é anotado as medidas planas, ângulos e diferenças de nível. O valor do investimento do governo municipal da gestão do prefeito Auricélio foi de R$ 5.429.005,22 (Cinco milhões, quatrocentos e vinte e nove mil, cinco reais e vinte e dois centavos). 

A prefeitura ainda abrilhantou a duplicação com a plantação de palmeiras tipo Portugal e plantação do gramado nos canteiros. O novo cartão postal de Guamaré foi um grande empreendimento por parte da prefeitura na gestão de Auricélio dos Santos Teixeira que com recursos próprios fez esta grande obra que queira ou não é um grande benefício para a população de Guamaré.
Plameiras e grama no canteiro central embeleza a via
O grande problema deste trecho eram os constantes acidentes com carros e motos, o numero de vitimas conforme estatística estava altíssimo, em virtude também do  trecho tinha uma mão única, com várias curvas acentuadas pra um grande fluxo de carros e motos que circulavam diariamente na BR 401.

Hoje podemos registar uma queda de 90%, é um percentual bem acentuado em relação aos acidentes, toda via foi sinalizada, inclusive a implantação dos gelos baianos, pintura de faixas e etc., a iluminação a noite encanta quem entra na cidade de Guamaré, oferecendo assim mais segurança aos que trafegam no horário noturno, nos dois lados paralelos existem as ciclovias para o cidadão fazer caminhadas, agora são duas vias, cada uma com duas faixas facilitando o isolamento de veículos, principalmente nos horários de pique.
A noite a rodovia é toda iluminada
O ex-prefeito Auricélio Teixeira, mas conhecido como Célio, classifica a obra como grande relevância para a população Guamareense. “Estou muito feliz porque esta obra ficará na história do povo do município de Guamaré, não restam dúvidas, a duplicação da RN 401 trecho Guamaré Salina Cruz é um belo cartão postal de hoje em diante”, disse Célio.

2 comentários:

Josinaldo disse...

Bela obra, mas dava pra ter feito muito mais.
Faltou investimento no saneamento básico, no abastecimento de água potável (adutora) dentre outras coisa que o nosso municipio é carente.

joselito soares disse...

o importante não é tão somente fazer à obra,mas sim faze-la com qualidade,e neste quesito esta obra deixa a desejar,tivemos poucas chuvas durante este inverno,mas a pouca que teve deu para mostrar as deficiências,como a falta de escoamento adequado,causando inúmeras poças de água em todo trecho da pista, causando aquaplanagem,ou seja até agora não ví nenhuma tentativa para resolver este problema.