quarta-feira, 25 de abril de 2012

A INDECISÃO DO VOTO EM GUAMARÉ AINDA PERTURBA MUITOS ELEITORES



Aproximam-se as eleições para Prefeito e Vereadores em nosso município e ainda há muitos eleitores indecisos por razões justas diante do poder econômico que o município oferece e das constantes mudanças no cenário politico Guamareense.

O atual prefeito Emilson de Borba Cunha “Lula” significa o coordenador dos anseios do povo e, como tal, deve ouvir a população pela qual trabalha, quer dizer, todas as necessidades prementes no município deveriam ser discutidas e aprovadas pelo o povo.

Nesta mesma ótica, estão os vereadores Maria Lisete de Negreiros “PMDB”, Valdir Morais de Lima “PMDB”, Gustavo Henrique “PP”, Miranda Junior “PMN”, Rosendo Ferreira “PMDB”, Edinho de Moaci “PTN”, Crystianne Miranda “PTN”, Alderi Nunes “PPS” e Diva Araújo “PMDB”, estes são os legítimos representantes do povo de Guamaré na Câmara Municipal, procurando sempre obedecer aos princípios do partido ao qual estão filiados.

O processo de conscientização dá-se todos os dias e em todos os recantos onde esteja a população que precisa informar-se, de conhecer seus próprios lideres e, sobretudo, dos deveres e direitos facultados a todos aqueles que participam da sociedade prestes a escolher seus representantes para a legislatura 2013-2016.

O ambiente político que o munícipio de Guamaré vivencia não significa dizer que o prefeito trabalha juntos com os vereadores, ou melhor, sete dos nove vereadores até que me prove ao contrário, ou deixam de trabalhar, para o prefeito e os vereadores  de nossa cidade o seu dever é muito mais do que se imaginamos.

O trabalho de condução da sociedade, é um trabalho de conscientização das massas e, sobretudo, é um trabalho onde a comunidade deve reivindicar seus interesses àqueles que são seus legítimos representantes. São estes representantes que devem ser bem escolhidos a ponto de não se venderem por quaisquer empreguinhos, ou quaisquer benesses que as autoridades municipais possam oferecer de maneira pessoal, em detrimento de sua vocação maior que é a de servir à comunidade como um todo. É neste sentido que os eleitores Guamareenses devem se reunir para abraçar a política e não os políticos, porque estes passam e a política fica para sempre.

Pensa-se que ser vereador é somente uma maneira simpática de tratar as pessoas do município, onde reside, ou de fazer qualquer benefício a alguns que estão precisando de uma esmola para dar de comida a seus filhos que estão passando fome, ou de algum remédio a qualquer doente que não tem condições de comprá-lo. Ser vereador é uma coisa séria. É não enganar o povo de sua cidade, com doações fúteis e desnecessárias. É reivindicar o bem-estar para o seu povo, não importando o prefeito municipal ser partidário ou não. É, finalmente, lutar pelos princípios da moral.

O município de Guamaré tem bons candidatos no processo de competição, como também possuem nos quadros de vereadores já existentes, inegáveis nomes de fibra que sempre estiveram à frente de um processo democrático de atuação de vereadores que representem realmente os anseios deste povo ordeiro e trabalhador por uma Guamaré melhor, para todos, indistintamente de cor partidária, pois o vereador eleito deve obedecer aos princípios do partido, mas ser fiel ao povo de maneira geral, não somente a seus eleitores a dedo. É uma batalha dura, mas não difícil de conseguir avançar no processo eleitoral, cabe a todos que tem lideranças não se impressionar com palavras bonitas de candidatos a Vereadores e a Prefeito, pregando aos seus liderados o verdadeiro caminho do povo ser ouvido e participativo de uma prefeitura popular e democrática.

NOTA DO EDITOR:  Este é o quadro que se depara no âmbito da política Guamareense, onde se precisa de um foro de debate sério, para se ter os verdadeiros representantes nos legislativos e na prefeitura, ou ficar os que já estão desde que apresentem ações e atendam as reivindicações do povo.

O momento é sério e precisa de que se deixem de lado as amizades pessoais, para se fazer uma análise calma e fria sobre a realidade dos candidatos que se têm na pauta da eleição deste ano.

Como blogueiro e cidadão Guamareense, quero aqui externar minha angustia e acredito que é a mesma agonia de muitos. Até o presente momento os mais de mil servidores não obteve uma resposta do governo sobre o plano de cargos e salários já postado aqui neste espaço, este ano completa “doze anos” de percas salariais, assim como também não tivemos uma solução para a bacia de resíduos do conjunto Vila Maria onde mora mais de cem famílias, a tempestade de muriçocas está sufocando a comunidade com extenso descontentamento.

No distrito de Baixa do Meio a população clama por um terminal do Banco do Brasil para evitar deslocamento da população daquele distrito se deslocar até Guamaré ou Macau, sem esquecer que mais de seis mil pessoas não consegue falar pelo o celular no distrito por falta de uma torre dentre outras reivindicações como moradia e outras.

Não quero aqui julgar e apontar os culpados, mas o povo só podem cobrar suas reivindicações ao chefe do executivo e aos representes do povo, embora saibamos que a maioria seja da situação que tem poder absoluto de decisão, o povo espera das autoridades do município ações objetivas e com resultados plausíveis a população, são reivindicações como estas que pesarão sem dúvida no dia 7 de outubro, isto é fato.

Nas duas pesquisas realizadas ultimamente na cidade, uma foi feita pela oposição e a outra pela situação, o resultado das duas pesquisas indicaram um grande percentual de indecisão do eleitorado, números que tenho como a maior prova que o povo precisa de ações tanto da câmara como do executivo em vez de se desgastarem em palavras e promessas. “Faltam menos de seis meses para o pleito eleitoral, como disse Paulo Gurlart... Ainda há tempo de tirá a pedra do caminho!.

Josivan Dantas da Silva
Titular do Blog

Um comentário:

Josinaldo disse...

Gostaria que você desse alguma noticia sobre a reforma do mercado público de Guamaré, pois ja se passaram alguns meses que teve a 1ª audiencia na câmara municipal.
A população quer saber, pois o projeto ja se encontrava pronto.