sexta-feira, 27 de abril de 2012

CENÁRIO DO PODER - POR AQUI PARECE SER TUDO DIFERENTE DA REALIDADE HUMANA


OPINIÃO:

Por Françual Rodrigues

DO POVO

Não pode-se viver só de política e negociação. Nem só disso vive o POVO já que existe paz de espírito. Pode-se viver em paz, na paz, pela paz e para a paz com muita paz. 

PELO POVO

Aqui, "politicagemente", digo, na "política", perde-se um dos maiores VALORES do ser humano, a amizade, que se vai. Vai-se verdadeiramente gerando incertezas na capacidade de compreender, indo além das diferenças sociais, da elite à lama. 

O aperto de mão é periódico e assim sendo ajuda-nos a penetrar na realidade e na verdade do sêr necessitado. Pingos no oceano, cativados, comprados e pagos com futuro descompromissado que valem ouro para os pedintes ricos. Estes, por sua vez deveriam utilizarem suas capacidades de decisão e mandatos em livros abertos, em benefício do bem comum. 

Pouco assim o faz, mas o que chegam aos ouvidos dos votantes é que os votados divergem politicamente e convergem em um só destino que é a "situação". E, num último suspiro permutam e vestem a roupa do pastor passando a rodear o seu rebanho. 

Diria o meu incomparável mestre político, que Deus o tenha, o meu querido amigo, pai, conselheiro e único que já vi nos arredores deste município.

Saudades do grande Nézio. Dizia: "Olhe bem nos meus olhos que a terra há de comer. Agora, ele só vai passar por aqui, daqui a quatro anos". Ali sentado por volta das sete horas da noite desconversava, em respeito aos citados votados, e seguia articulando suas idéias políticas. 

PARA O POVO

É melancólico descer o Morro, ouvir uma boa banda de forró ou, talvez um excelente cantor, voltar a subir o morro e descobrir que não há o que comer. Ou ainda, assistência médica, escola de qualidade, estrutura urbana, trabalho compatível, formação profissional, enfim, algumas noites de alegria e semanas de melancolia. Para alguns que não conhecem esse estado emocional isso é transparente já que está participando de projeto social recente e periódico. Para outros, lamentável. 

Então, novamente, me lembro de uma das frases do meu saudoso amigo Nézio. "Eu não falei!! Votou? Agora é tarde. Vote de novo!!". Simplesmente queria dizer que o voto por aqui, era, e continua sendo, suporte para quatro anos de folias.

Nenhum comentário: