terça-feira, 22 de novembro de 2011

IGREJA CATÓLICA COMPRA BRIGA COM POPULAÇÃO DE GUAMARÉ/RN


Desde o período feudal a Igreja Católica é a maior proprietária de terras, de todos os tempos. Homens preocupados com  a vida pecadora que levavam e desejosos de não terem que passar o resto de suas existências no “purgatório”, antes de morrer, doavam grandes quantidades de terras à Igreja, ou melhor, à “Santa”, como diziam os mais antigos.

Outras pessoas de bem, achando que a Igreja realizava uma grande obra de assistência aos pobres e doentes, desejando ajudá-las nessa tarefa, davam-lhe terras, animais, ouro e uma infinidade de outros bens materiais. Alguns nobres e reis criaram o hábito de, sempre que venciam uma guerra e se apoderavam das terras do inimigo, doar parte delas à Igreja.

Desta forma, foi assim que a Igreja Católica se tornou proprietária de um terço das terras conhecidas e de metade de todas as terras da Europa Ocidental durante o período feudal. Bispos e Abades se situaram na estrutura feudal da mesma forma que Condes e Duques.

Nos tempos atuais, ao que tudo indica, o atual padre da Paroquia de Guamaré/RN, Pe. Gutemberg Simplício de Souza tenta reviver o período feudal, apelidado pelos historiadores de “Período das Trevas”.

O Duque Gutenberg, digo Padre, representante da Igreja Católica em Guamaré, vem travando diariamente uma briga feroz com toda a população do Município. O Motivo principal; “Terras”.

O fato é que a Igreja Católica há muito tempo se diz proprietária de praticamente todo o Município de Guamaré/RN e sob este argumento vem tentando arrancar dinheiro dos menos esclarecidos.

Em consulta formulada à Secretaria do Patrimônio da União - SPU/RN, foi confirmada a informação que praticamente toda a área urbana de Guamaré/RN não pertence à Igreja e sim a União.

Com base nesta informação, a Prefeitura de Guamaré/RN já esta tomando todas as providências legais cabíveis para realizar a maior legalização fundiária de sua história, sob o coordenação de sua Secretaria Municipal de Planejamento, tendo início em Janeiro de 2011 e deverá por fim a esta disputa, sem sentido, iniciada pelo Conde, digo, Pe. Gutemberg.  

NOTA DO BLOG: Parece que nos próximos dias a angustia de muitos proprietários de terras, empresas, município, Petrobras e união chegarão ao fim, às ações movidas no Tribunal de Justiça pela a paroquia e proprietários estão sendo julgados, portanto os detentores das terras de fato devem aguardar este julgamento como as demais ações para em fim acabar com esta agonia que dura anos no município de Guamaré.

3 comentários:

Anônimo disse...

Todos nós sabemos que os terrenos de Guamaré pertencem a união,esse Padre veio pra Guamaré para arruinar com a igreja pois com essas atitudes a igreja nos últimos anos perdeu um grande numero de fiéis,o povo de Guamaré devia fazer um abaixo assinado e expulsar esse padre pois antes desse padre vir pra Guamaré as coisas eram diferentes e ninguém tinha problemas com terras,o que ele gosta mesmo é de dinheiro.

Anônimo disse...

comcordo plenamente com o colega ele gosta mesmo é de dinheiro



ASS:Moacir Reinaldo Guamaré-RN

Anônimo disse...

Rapaz e o seguinte se a igreja tem direito as terras, eu sou de acordo que a prefeitura repassa para ela o que ela tem por direito.

Vamos se colocar, se fosimos com nós vc queria que a prefeitura com milhoes e milhoes de dinheiro que entra nela construice algu na sua terra, sem paga nada a você?