![]() |
Tércia Raquel Olegário de Carvalho, Secretária de Administração |
Responsável por uma reforma administrativa na Prefeitura Municipal de Guamaré, a Secretaria de Administração e Finanças realizou uma verdadeira revolução nas contas municipais.
Desde a criação de um banco de dados de todos os servidores municipais á adimplência do município, que é considerada pela secretária Tercia Raquel Olegário Carvalho a maior realização da pasta durante a gestão do prefeito licenciado Auricélio dos Santos Teixeira.
“todos nossos convênios estavam bloqueados em função da ausência da prestação de contas com o Governo Federal”, afirmou.
Quando ao atual prefeito de Guamaré assumiu o cargo, o Município estava inadimplente junto a várias instituições públicas. Coube a Secretaria de Administração e Finanças encontrar soluções para quitar as dívidas e realizar todas as prestações de contas para tornar Guamaré uma cidade com as contas em dia.
Segundo a secretária, no Cadastro único de Convênio (Cauc), constavam pendencias atribuídas ao Município, o que o impedia celebrar convênios com o Governo Federal.
Para Tércia, esse empecilho atingia, principalmente, a educação de Guamaré. Diversos programas federais foram bloqueados, ou seja, recursos deixavam de ser distribuídos pelas ações de fomento á educação.
O programa de Dinheiro na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNAT), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são exemplos de projetos que deixaram de atender Guamaré com a inadimplência.
Além de retirar o Município do Cauc, a pasta resolveu pendencias com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), e o Sistema de informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops).
Outra medida para a adimplência foi a renegociação da dívida com a Previdência Social e a receita Federal, com a emissão da certidão negativa de débito. Ainda nesse âmbito, a gestão municipal ficou adimplente também com o Tribunal de Contas do Estado, realizando a prestação de contas dentro do prazo estabelecido pelo órgão.
FORNECEDORTES E SERVIDORES
O pagamento em dia dos fornecedores e servidores da Prefeitura de Guamaré é uma das prioridades da Secretaria de Administração e Finanças. Tércia conta que diversos uma verdadeira fila de fornecedores esperavam os recursos provenientes de serviços já prestados. Essa pendência também já foi resolvida.
Caso marcante da inadimplência em que se encontrava o Município, o 13º salário dos servidores referente ao ano de 2008 teve um atraso inigualável para ser repassado aos funcionários. Somente com uma ação judicial foi que a Prefeitura conseguiu pagar o montante equivalente a 50% do 13º. O pagamento foi efetuado em 2011.
Outra conquista da classe trabalhadora foi à elaboração e aprovação pela Câmara Municipal do novo Estatuto do Servidor. O documento tem validade jurídica e apresenta os diretos e deveres da classe. “Eu me sinto muito orgulhosa, como servidora municipal, em dizer que temos de fato e de direito um estatuto”, disse a secretária.
Hoje os servidores recebem seus salários em dia, inclusive, com a opção de antecipar o 13º como foi antecipada o ano passado. A Prefeitura de Guamaré terminou o ano com todas as contas em dia.
Fonte: Revista Guamaré
6 comentários:
ñ faiz mas do que a obrigação da prefeitura,pagou a quem devia certo e o troco dessas despesa esta com quem,será que guardado para a campanha deste ano?
No pagamento de Janeiro recebemos apos 37 dia corridos e para o pagamento de Fevereiro "vão pagar" no dia 16, se isso acontecer imagine o sufoco que vamos passar no mes de Março.
Uma das principais coisas que procuramos em nossa vida profissional é o reconhecimento de todos, e a adimplência do município que parecia um problema insolúvel até o inicio da atual gestão hoje é realidade, parabéns para a Secretaria de Administração e Finanças pelo bom trabalho.
Como cidadão de guamaré espero que esta situação se estenda por longas datas, vamos ficar de olho. todos temos direitos e deveres, a população tem o direito de cobrar bons resultados e a gestão tem o dever de fazer e prestar contas com a população...
cuidado irmâ Tercia pra não se corromper.
Parabéns pelo trabalho secretária!!! Continui sempre assim com essa eficiência,que o resultado será satisfatório para todos.
Tudo bem estão certos,não passa mais de que uma obrigação e porque que os gestores anteriores não cumpriram com essa obrigação?a inveja e o desejo de que tudo dê errado é a cara dos opositores que não trabalham e nem deixam quem quer trabalhar,caluniando e difamando pessoas que tem o interesse de realizar boas ações mesmo que seja uma obrigação.
Postar um comentário