Os ensinamentos do curso de informática básica promovido pelo Telecentro Comunitário de Guamaré proporcionaram ao radialista Urakaen da Silva conhecimento numa área nunca antes explorada. A parti das aulas, Urakaen conheceu novos programas de computação, que impulsionaram seu desempenho no trabalho. “Decidi fazer o curso, porque é uma oportunidade de priorizar o conhecimento profissional”, conta.
O Telecentro é fruto de uma parceria da Prefeitura de Guamaré com o Governo Federal para a promoção da inclusão digital, através do acesso gratuito dos computadores á população. Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Guamaré, o espaço com 10 máquinas permite, desde sua inauguração em 7 de maio de 2011, a capacitação da população e a realização de pesquisas escolares em suas dependências.
Pessoas de várias idades podem participar do curso de informática básica, que tem duração de dois meses com aulas de segunda e sexta por uma hora. O curso intensivo capacita o aluno para manejo de programas de texto, de imagem, de internet e outros. Um instrutor acompanha os alunos.
Localizados na Orla de Guamaré, o Telecentro já formou 40 alunos e está no processo de capacitação da segunda turma (quem tem dois turnos: manhã e tarde). A Prefeitura investiu no espaço, em moveis e na complementação dos equipamentos que atendem os beneficiados.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Cristina da Silva Barbalho, os estudantes que se matriculam no curso têm conhecimentos diversos sobre máquinas. “ Alguns nunca mexeram num computador na vida”, disse. Para reverter essa situação, os alunos passam por aulas específicas sobre cada acessório de um computador. Por exemplo, aprendem sobre o funcionamento de um teclado. Ao final do curso, cada aluno recebe um certificado da carga horária do curso de 80 horas.
Fonte: Revista Guamaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário