quarta-feira, 23 de maio de 2012

MÍDIA LOCAL: É O QUARTO PODER NUMA CIDADE. REPERCUSSÃO DA REPORTAGEM DA DELEGACIA DE POLICIA DE GUAMARÉ – PARTE II


Subtenente Luiz Carlos  de Souza responsável pelo o destacamento de policia de Guamaré concedeu nova entrevista a Inter TV Cabugi no final da tarde de hoje (24)

Até a noite desta terça-feira (22), quando o Comando Geral da Polícia Militar determinou a transferência de algumas presas e a Justiça liberou outras, a Delegacia da Polícia Civil na cidade de Guamaré abrigava 22 mulheres detidas com 20 homens em um mesmo espaço. Oito dessas presas foram levadas para Mossoró e outras sete para a cidade de Parnamirim. Cinco receberam alvará de soltura, ainda na noite de ontem, e duas ganharam prisão domiciliar.

 A situação foi relatada no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na manhã desta quarta-feira (23), e mostrou mais uma vez a realidade da segurança pública do Rio Grande do Norte. Além de homens e mulheres estarem juntos, a unidade da Polícia Civil foi feita de carceragem de maneira improvisada. No entanto, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que os presos só ficaram juntos porque eles mesmos fizeram uma rebelião e quebraram a parede que dividiam as celas. Como a unidade estava superlotada, homens e mulheres acabaram dividindo o mesmo espaço.

Na reportagem exibida na TV Globo, que mostrou também a falta de higiene e instalações elétricas no prédio, os presos chegaram dizer que não fugiam porque não queriam, tendo em vista que existem buracos nas paredes da cela e não existem policiais suficientes na cidade.

 A própria Polícia Militar teve que destacar parte do seu efetivo para atuar como carcereiro. Na noite de ontem, o Destacamento da PM em Guamaré, juntamente com o Grupo Tático de Operações (GTO) de Macau e a Guarda Municipal também de Guamaré montaram um grande esquema para fazer a transferência das presas femininas. 

Elas foram colocadas em vans e levadas para Mossoró e Parnamirim. Agora, apenas homens estão detidos na Delegacia de Guamaré. Dos 20 homens presos  em Guamaré, três são regime semiaberto e vão apenas dormir. O Comando Geral da Polícia Militar também determinou o reforço no policiamento no município.

Hoje (24) 0 na final da tarde a Inter TV cabugi voltou à delegacia de policia de Guamaré, o subtenente Luiz Carlos concedeu nova entrevista a emissora, também foi entrevistado o comandante geral da policia militar, a entrevista será exibida amanhã no RNTV.

De uma coisa é fato a mídia local é o quarto poder nenhuma cidade, que conseguiu levar os problemas de Guamaré a rede nacional, isto é fato.

Um comentário:

joselito soares disse...

caro josivan, vc deveria ter um espaço na rádio local para mostrar o mesmo serviço que vc presta a comunidade de guamaré.e é porque estamos falando apenas da aréa de segurança e saneamento,imagine se formos fazer uma reportagem seria à respeito da saúde na cidade.está semana uma cidadã de nossa cidade,ficou mais de 48 horas sem atendimento devido par resolver o problema dela,pois ficaram jogando a cidadã de hospital em hospital,ou seja de guamré até hospital santa catarina e depois ate´o valfredo e a paciente estava com derrame.a saúde do munícipio de guamaré tem o dever de prestar o pronto atendimento necessário para a cidadã, que era uma UTI.