sexta-feira, 25 de maio de 2012

AS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE JORNALISMO



É Fato que a Internet vem se destacando e muito quando pensamos em meio divulgador e de fonte para os profissionais da área de comunicação. Por ser um meio onde as noticias são divulgadas em tempo real, a rede se tornou essencial como forma de disseminação e divulgação de fatos ou mesmo noticias do mundo das celebridades.

Com isso usar o meio Internet como fonte de pesquisa para grandes jornais televisivos ou mesmo revistas é importante a fim de apurar os fatos. 78% da população entrevistada pelo censo do IBGE de 2007 responderam usar a rede como forma de pesquisas escolares, noticiários de celebridades e News sobre o mundo. É relevante mencionar que 90% desses entrevistados disseram pesquisar em buscadores como Google e Yahoo! As noticias e só depois comparar com os noticiários de TV como, por exemplo, o Jornal Nacional.

Se os grandes noticiários de grandes redes televisivas dão essa devida credibilidade a esses ”assuntos” devemos também observar por que falamos e damos maior importância a um determinado fato e deixamos de lado outro fato... É uma forma natural de selecionarmos o que será notícia e o que é relevante ser passado a diante, em termos mais atuais retuitados aos nossos seguidores ou rede de amigos.

Nenhum comentário: