domingo, 8 de abril de 2012

“SINTO-ME FELIZ EM PODER AJUDAR A JUVENTUDE DE GUAMARÉ”


Iruvane Galvão de Miranda - Coordenadora do projeto Criança Petrobras e do Pro-arte

Iruvane Galvão de Miranda, mas conhecida como Vanda, tem formação em educação pela UFRN, exerce magistério a mais de 30 anos, ela sempre ensinou em escolas públicas, além de professora, Iruvane é ambientalista militante, há anos vem realizando um belíssimo trabalho com os jovens Guamareenses através de uma associação “ASPAM”, sua dedicação a causa pelas as crianças e os jovens vem mudando pra melhor a vida da juventude do município de Guamaré.

Autora de dois livros, sendo o primeiro; “Asas de um Ideal” e o segundo; “Pontes Infinitas” já lhe consagra com poetisa, mas escrever livros e poesia nunca foi suficiente para a professora, ela queria ajudar, contribuir, estender sua mão, fazer algo que pudesse ajudar os jovens de Guamaré. Foi então que através da associação que Iruvane Galvão conseguiu enfrentando inúmeras adversidades mudar a história de quase 500 jovens.

Em Guamaré, a Aspan, prefeitura e Petrobras celebraram um convênio “Criança Petrobras” o projeto atende hoje 350 alunos da rede pública de ensino, mas o que chamou a atenção deste espaço, foi o trabalho que a associação vem realizando no distrito de Baixa do Meio, são 220 crianças e adolescentes carentes que precisavam que alguém lhes entendesse a mão.
O Projeto Escola de Arte e Cultura PRO-ARTE aprovado por unanimidade na Câmara em 15/06/2009,  com o objetivo de atender as crianças e os jovens na faixa etária de 06 a 17 anos na comunidade de Baixa do Meio, cujo objetivo de ser voltado para o desenvolvimento de atividades pedagógicas inserindo música, dança, artes e canto, contribuindo para o crescimento pessoal e formação da cidadania.
No distrito, o programa funciona de terça a sábado e atende as comunidades de Baixa do Meio, Umarizeiro, Santa Paz, Santa Maria III, Córrego e Encruzilhada.

Na sede do PRO-ARTE há diversas oficinas, conteúdos escolares, dança clássica e contemporânea, canto coral, música, flauta doce, sax, trompete, violino, viola erudita, bateria, violoncelo, teclado, contrabaixo, violão, guitarra e teoria musical. Todos os alunos têm direito ao lanche e eles são muito bem tratados pelos os professores escolhidos a dedo pela a coordenadora Iruvane.

Há também grupos formados, como orquestra de violões, coral vozes da terra, grupo de dança Pro-arte em Movimento e ainda com a participação de alunos do Pro-arte na orquestra Petrobras de Guamaré.
O que vem fazendo o maior sucesso do PROART é o projeto arte na praça que vem chamando a atenção da comunidade, na sede, há oficinas com pais e responsáveis dos alunos, todas as escolas e comunidades são envolvidas no projeto.

NOTA DO BLOG: Conversar com Iruvane Galvão sobre os projetos sociais que ela coordena, é fácil perceber sua emoção apenas em seu olhar, o que seria apenas um projeto ganhou novos rumos e se tornou muito mais amplo, hoje além do trabalho que é feito com os jovens de Guamaré, outros jovens são atendidos em Baixa do Meio através do projeto Pro-arte.

Iruvane é mãe, professora, poetisa, coordenadora, Iruvane é mais uma pessoa deste mundo que tem como sua maior satisfação profissional ajudar, hoje ela colhe os frutos plantados com a juventude do munícipio de Guamaré.

Todos os jovens de Guamaré querem ser ouvidos. A grande dificuldade da família e da sociedade de forma geral é oportunizar essa fala, os jovens querem participar, ser incluídos, quer que alguém o ajude, o projeto Criança Petrobras em Guamaré e o Pro-arte em Baixa do Meio mudou a história de vida de muitas crianças e adolescentes em Guamaré, isto é fato.

Um comentário:

alexandre e myrna disse...

Meus sinceros parabéns para uma pessoa que dedicou uma vida inteira em pró da educação e meio ambiente na cidade de Guamaré, Iruvani é uma pessoa simples da alma boa e tem um coração enorme e cheio de benevolência. Tive a oportunidade de fazer parte do antigo grupo ecológico e foi uma experiência incrível e fundamental para a minha formação como cidadão, é de pessoas igual Vanda que o nosso município precisa. Muito boa a matéria Josivan, muito bem lembrado...