segunda-feira, 16 de abril de 2012

REPRESENTANTES DA DEFENSORIA PÚBLICA DE SEGURANÇA DO ESTADO VISITAM A DELEGACIA DE POLICIA DE GUAMARÉ



Os Defensores Público Dr. Igor Melo Araújo e Dr. Manoel Sabino são defensores público do estado 
Queira ou não, mais as noticias divulgadas no blog Guamaré em Dia tem chegado a muitas pessoas, entre estas órgão do poder do estado, me refiro ao Ministério Público, ao Judiciário, a Governadoria dentre outros departamentos, principalmente as ultimas postagem referente a lamentável situação de infraestrutura da delegacia de policia de Guamaré.

Hoje pela manhã a DP recebeu dois representantes da Defensoria de Segurança Pública do Estado, os representantes vieram especificamente com uma missão... Verificar situação dos apenados, ver a infraestrutura da DP e ver de perto as condições de trabalhos dos policiais dentre outros.
Delegacia de Polícia de Guamaré
Os Defensores Público Dr. Igor Melo Araújo e Dr. Manoel Sabino são defensores público do estado, eles passaram a manhã inteira na delegacia de Guamaré,  além de verificar as condições lamentáveis que se encontra a DP, cada preso foi ouvido pelos os representantes um a um.

A defensoria tomou conhecimento da situação da delegacia de Guamaré através da imprensa escrita, principalmente sobre as ultimas duas rebeliões ocorrida na cidade em menos de três meses, fato que os presos depredaram as celas e destruíram a delegacia, também foram sabedores que a população de Guamaré vive dias de incerteza  por falta de segurança na cidade.

Vale ressaltar que, a causadora da primeira rebelião em janeiro deste ano segundo informações foi uma detenta conhecida por Regina, ela ateou fogo no colchão da cela gerando tumulto, os apenados depredaram quase tudo na tentativa de sobrevivência em virtude da grande quantidade de Fumaça.

Regina também foi responsável juntamente com outros presos pela rebelião ocorrida neste mês de março, ela jogou água quente em um preso que estava no corredor acusado de estupro, e segundo informações Regina tem causado dor de cabeça aos policiais. Acredite quem quiser... A detenta Regina ainda se encontra detida na DP de Guamaré. Pasmem!

Os representantes da defensoria pública de segurança do estado constataram na visita feita hoje (16) a situação lamentável que se encontra a DP, o espaço projetado para 24 pessoas há 48 presos, sendo 18 mulheres e 30 homens, e mais absurdo... Todos os presos estão juntos “Mulheres e Homens”.
48 apenados, sendo 30 homens e 18 mulheres dividem um espaço projetado para 24
Os representantes também ouviu o subtenente Luiz Carlos que tem se virado nos trinta junto com o cabo J. Carlos e demais policiais para garantir a segurança pública no município mesmo diante das inúmeras adversidades enfrentadas.

Apesar da grande destruição ocorrida, a carceragem não foi interditada e todos os presos foram levados para uma das alas da cadeia para ficarem todos juntos novamente até um dia o governo de o estado resolver olhar para Guamaré.

O Dr. Igor Melo Araújo disse ao blog que às condições da DP de Guamaré são precárias, afirmou que há superlotação de presos podendo haver a qualquer momento fugas devido à falta de segurança que é grande, disse ainda que  os presos precisam do olhar do governo do estado em caráter emergencial, não somente os apenados, mas a DP que está sem estrutura de acomodar 48 presos, afirmou que até para os policiais faltam condições melhores para trabalhar, disse que o efetivo é muito pequeno para uma cidade de quase treze mil habitantes.
Situação encontrada hoje (16) pelos os defensores públicos na DP de Guamaré
Os representantes da defensoria pública finalizaram dizendo que será feito um relatório sobre tudo que eles constataram na DP de Guamaré e será encaminhado a OAB, ao Poder Judiciário, a Constituição dos Diretos Humanos, a Secretaria Estadual de Justiça e a outros órgãos responsáveis,  “o que está acontecendo em Guamaré é uma violação aos direitos humanos” disse o representante da segurança pública.

Os representantes disseram que o Ministério Público irá usar de todos os mecanismos para resolver em tempo hábil a situação da delegacia de Guamaré, se necessário até pedir ao judiciário a interdição da DP.

Segundo informações, o subtenente Luiz Carlos responsável pelo o destacamento de Guamaré encaminhou já vários ofícios a seus superiores informando a situação da DP do município.
Subtenente Luiz Carlos responsável pelo o destacamento de Guamaré 
Hoje, após a visita dos defensores percebi o responsável pelo o destacamento com esperança que as coisas agora sejam resolvidas “A população tenha mais um pouco de calma, pois todos os esforços estão sendo feito para garantir a segurança do município e da delegacia, a visita dos representes da ouvidoria e da defensoria me deixa contente, pois é um sinal que as coisa hão de melhorar, disse o subtenente Luiz Carlos.



O blog aproveitou a ocasião e ouviu dois apenados que foram representantes dos demais presos da DP de Guamaré.


O primeiro a ser ouvido foi Francisco Neto, “Vulgo Neto Bala”. Neto disse ao blog que o governo do estado tivesse piedade dos presos em Guamaré, a comida é de péssima qualidade, disse que os presos tantos os homens como as mulheres precisam urgentemente de um programa social para que  ocupem a mente.
Francisco Neto, “Vulgo Neto Bala”.
Disse ainda que, as condições que cada preso está vivendo são desumanas, todos os presos estão juntos “Mulheres e Homens”, ninguém consegue dormir direito, passa tudo pela a cabeça dos apenados, disse Neto Bala.

Falou ao blog que não tem nada a reclamar do subtenente Luiz Carlos e dos demais policiais, eles nos tratam bem, esta semana na fuga ocorrida o subtenente reuniu todos os apenados e pediu para que agente não fugissem mais, pois sabia da fragilidade da delegacia, seria bom para nós mesmo, disse que cada um cumprisse sua pena e saísse pela a porta da frente, eu acredito que todos entenderam a mensagem, pelo menos eu entendi.

Neto ainda afirmou que o poder judiciário vise a situação de todos os presos, se referiu aos processos de cada um, não temos aqui ninguém por nós, precisamos da ajudar do poder público, dos advogados, de um serviço social, de infraestrutura, precisamos que alguém fala de Deus para nós, terminou sua entrevista chorando o preso Neto Bala.
Felipe Emerson “Vulgo Trajano”
O outro representante dos presos Felipe Emerson “Vulgo Trajano” apenas afirmou as palavras do companheiro de prisão Neto Bala, mas disse que o serviço social na delegacia seria fundamental para reeducar cada preso. Convidou a reportagem para tirar uma foto das quentinhas dos presos, pois o senhor irá comprovar o que nós estamos falando, disse Felipe.

Nenhum comentário: