domingo, 29 de abril de 2012

DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SERÁ DIA 05 DE MAIO


A Secretaria de Saúde irá iniciar a tradicional Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em Macau a campanha começa na sexta-feira, 04 de maio, durante todo o  dia em todos os distritos. No sábado será o dia D atendendo em todos os postos de saúde de Macau. A previsão é que a campanha se estenda até 25 de maio. Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos e profissionais dos serviços de saúde devem procurar o posto de saúde mais próximo.

Para o secretário de saúde, Diogo Jácome, a campanha que tem como slogan “Proteger é cuidar” é um grande instrumento de prevenção. “Com a campanha reduzimos as internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias”, afirmou.

Mais sobre a gripe

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.

Nenhum comentário: