quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO DE GUAMARÉ É REFERÊNCIA NO ESTADO


Implantado em agosto deste ano, o Programa de Controle e Prevenção ao Tabagismo da Secretaria de Saúde de Guamaré “PSF-I”, tornou-se referência estadual na execução e qualidade dos trabalhos. Desde sua implantação dezenas de palestras e cursos foram realizados que motivaram dezenas de homens e mulheres a deixarem o vício do fumo no município.

Devido ao seu êxito, o trabalho já começa a se estender aos demais PSFs dos distritos, Mohana Arnaud diretora do PSF-I explica que a razão do sucesso é o trabalho desenvolvido e principalmente a vontade do cidadão de ter uma melhor qualidade de vida, abandonando o vício do fumo.

Ela informa que o Programa foi implantado mediante um projeto apresentado por Doutora Micheline  sendo acatado pela direção e pelo o secretário de saúde, tendo como palestrante Doutora Micheline e Doutora Emanuela.

Segundo a médica autora do projeto, ela ressalta que apesar das grandes letras em negrito estarem claramente advertindo que “Fumar mata” o que “Fumar provoca uma morte lenta e dolorosa”, nas inúmeras carteiras de cigarros que são comercializados, o número de fumantes continua elevado: um a cada dois jovens na idade de 18 anos adere ao vicio (40% regulares e 10% ocasionais).

Em pesquisa realizada em uma escola de São Paulo, confirmaram que 35% dos jovens de 15 a 19 anos estão se iniciando no uso do tabaco. De cada três se iniciam, um irá fumar pelo resto da vida. Hoje sabemos que o tabagismo é a droga mais “viciante” que existe e pode ser o iniciador de drogas mais pesadas como maconha e cocaína. O tabagismo é a entrada para outras drogas ilícitas. O adulto tabagista passivo tem 25¢ a mais chance de infarto e câncer de pulmão. As crianças tabagistas passivas apresentam mais otites, bronquites e asma, e até o dobro de morte súbita em bebês cujos pais são fumantes.

O Projeto é exclusivo aos moradores do Município de Guamaré, o cidadão que está locado, por exemplo, em Guamaré, Baixa do Meio e demais distritos que tem interesse em de fato abandonar de vez o fumo, deverá procurar o Posto de Saúde da Família em Guamaré PSF-I e fazer sua inscrição levando os seguintes documentos, a saber: Rg, Cpf, Titulo de Eleitor, Comprovante de Residência, Cartão do SUS e uma foto 3x4.

O programa Anti Tabagismo promovido pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF-I) de Guamaré/RN, destina-se a pessoas que querem parar de fumar que estejam cadastrados na área de abrangência desta equipe, objetivando promover o bem estar e a saúde integral na comunidade que fuma auxiliando-os a deixarem este vicio.

Há um grande esforço mundial no sentido de promover a cessação do tabagismo mediante emprego de múltiplas estratégias, tendo em vista ás sérias consequências para a saúde, provenientes da aspiração direta (fumantes ativos) ou indireta (fumante passivos) de ar poluído com a queima do tabaco.

Dentre as intervenções contemporâneas, situa-se o emprego de fármacos que visam promover: cessação do tabagismo, manutenção continuada da abstenção, impedimento de recidivas, redução dos sintomas de abstinência decorrentes da supressão do fumo e diminuição do prazer associado ao ato de fumar.

Com os representantes contemporâneos, os efeitos terapêuticos superam os do placebo e se equivalem entre si, sendo assim elegeu-se a BUPROPIONA como droga adjuvante no tratamento antitabagismo, além do remédio os pacientes tem acompanhamento médico, enfermeira, nutricionista, educadora física, psicóloga e dentista.

Por esse motivo, é muito importante a Secretaria Municipal de Saúde a ajudar os pacientes com esta medicação á população mais carente economicamente, para possa obter resultados mais satisfatórios e modificando para melhor a qualidade de vida dos pacientes que desejam parar de fumar, como seu Aluizo Luiz da Silva, Jabnean Batista “Nean”Mozart de Albuquerque, Flávio Henrique, mas conhecida na cidade como Flávia Calafage Capelle “Cabelereira” Morais dentre outros que já conseguiram parar e outros que estão em tratamento, hoje são 40 pessoas atendidos toda semana e os resultados começaram a aparecer melhorando a qualidade de vida de quem quer de fato se libertar deste vicio.


NOTA DO BLOG: Como podemos ver nas fotos pessoas muito conhecidas no município acreditaram no projeto e já parou de fumar, o projeto passou a ser referência no estado e quem sabe no Brasil depois da matéria aqui publicada, a autora do projeto como a direção do PFS-I que colocou em prática está de parabéns.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu parei de fumar. Sou o de calça azul marinho e camisa de manga cumprida azul claro.