No dia 13 de setembro de 2011, o blog Guamaré em Dia publicou a seguinte reportagem “O POVO DO ASSENTAMENTO DE SANTA MARIA - III ESTÁ ABANDONADO”.
Mostramos a situação 70 famílias enfrentando inúmeras dificuldades, com uma temperatura de 40graus pude ver de perto como aquele povo vive em meios a tantas necessidades.
Naquela visita encontrei a bomba de água quebrada, telefone danificado e caixa de água sem condições de uso, esta caixa serve como reservatório para o povo e para o gado.
Os moradores só tem água doce quando o carro pipa da prefeitura aparecia para colocar na cisterna, a água para tomar banho e lavar roupas a comunidade não podia tirar devido a bomba se encontrar quebrada.
Mas hoje a realidade é outra, as coisas estão mudando para as famílias do Santa Maria III sendo plausíveis alguns melhorias, no ultimo final de semana constatado pelo o blog.
Foi consertado o orelhão e instalado uma nova antena para que o povo da comunidade não ficasse sem comunicação, tendo em vista que o telefone público é o único meio dos moradores se comunicar, para falar com qualquer morador é só ligar para o numero do orelhão 84-35252018.
A bomba d’água que a meses se encontrava quebrada, a comunidade recebeu uma nova e com mais potência para bombeamento do poço para a caixa de agua, “a reportagem do blog chegou na hora que os carroceiros pegava água para o gado e outros afazeres, a bomba joga água para a caixa sendo distribuída para as casas dos moradores através de canos”.
Andando pelo o assentamento comprovamos a construção de cisternas em muitas casas pelo o governo federal em parceria com a associação dos moradores, segundo seu Francisco Queiroz, o governo irá construir em todas as casas até dezembro deste ano.
NOTA DO BLOG: Problema com água e com comunicação o Assentamento Santa Maria III não é mais dificuldade para a comunidade, hoje é realidade, segundo informações o ônibus dos alunos que estava em péssima condições de uso já foi substituído e a estrada até o mês de dezembro será passada a máquina para melhorar o acesso ao assentamento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário