domingo, 13 de maio de 2012

NA FEIRA DE BAIXA DO MEIO FAZ GOSTO AGENTE VÊ


De tudo que há no mundo nela tem pra vender, tem fruta, roupa, pano de parto e talher, porque é que não tem esta mesma feira em Guamaré???
Tem massa de mandioca, Batata assada, tem ovo cru, Banana, laranja, manga, Batata, doce, queijo e caju, Cenoura, jabuticaba, Guiné, galinha, pato e peru, Tem bode, carneiro, porco, Se duvidá... inté cururu. Tem cesto, balaio, corda, Tamanco, gréia, tem cuêi-tatu, Tem fumo, tem tabaqueiro, Feito de chifre de boi zebu, Caneco acuvitêro, Penêra boa e mé de uruçú, Tem carça de arvorada, Que é pra matuto não andá nú.
Hoje fui visitar alguns amigos em Baixa do Meio, na oportunidade passei na feira, confesso... Diante de tantos comerciantes e tanta gente comprando e vendendo, lembre-me da musica do saudoso Luiz Gonzaga, o autor estava muito espirado quando escreveu a importância da feira para o município de Caruaru, depois da melodia se espalhar pelo o Brasil, a feira de Caruaru é a mais visitada pelos os nordestinos.
Aqui pra nós... A feira de Baixa do Meio a cada domingo esta crescendo, antes era apenas uma rua, hoje já são duas cheias de bancas de comerciantes e lojas. As donas de casa de Guamaré, assentamentos e demais distritos; saem de suas residências todos os domingos para fazerem suas compras na feira de Baixa do Meio distrito de Guamaré.
Quem conhece a feira bem sabe que lá de tudo tem para vender e comprar. Tem rêde, tem balieira, Mode minino caçá nambu, Maxixe, cebola verde, Tomate, cuento, couve e chuchu, Armoço feito na hora, Pirão mexido que nem angu, tamburête feito do tronco do mulungú. Tem louça, tem ferro velho, caldo de cana, Fruta de palma , e até imbú. Há setores onde se vende frutas, verduras, cereais, ervas medicinais, carnes, assim como outros onde são encontrados roupas, calçados, bolsas, panelas e outros utensílios para cozinha, móveis, animais, ferragens, miudezas, rádios, artigos eletrônicos importados e muitos outros.
Existe um setor chamado troca-troca onde nada se vende, tudo se troca: bicicletas, relógios, rádios, roupas, instrumentos musicais, carteiras. São negociados depois de muita pechincha.Que são conhecidos inté no Sul, De tudo que há no mundo, Tem na Feira de Baixa do Meio.

Em Baixa do Meio, realiza-se nos domingos uma das feiras livres mais completas e importantes da região salineira. A feira surgiu há mais de 20 anos e sua origem se confunde com a da cidade. O local era um terreno baldio, a feira acontece em dia de domingo, começa a ser montada no dia anterior, à tarde, assim que começam a chegar os primeiros comerciantes de açu, João Câmara, Angicos, Macau dentre outras cidades com seus produtos para vender.

Tanto quem vende como quem compra, em Baixa do Meio chegam na feira usando os mais diversos tipos de transportes: jumento, carroça, velhos caminhões, camionetas, bicicletas, carros de boi e também carros. Por sua diversidade, hoje a feira de Baixa do Meio é no domingo o dia inteiro.

A feira de Baixa do Meio tem muitos aspectos que, embora sejam muito comuns para os que moram na cidade, surgem como um bonito exemplo para a população de Guamaré que nunca tiveram este privilégio de ter pelos menos aos sábados uma feira livre igual à de Baixa do Meio, ou melhor quem sabe.

Um comentário:

joselito soares disse...

concordo com a observação do blog;todavia ,seria interessante observar que toda feira tem que ter todas as condições de higiene, e neste quesito à feira deixa a desejar.porém, ficamos sem entender o porque não existe uma feira desta dimensão em guamaré.