sábado, 12 de maio de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA PROPOSTA PELO DEPUTADO ESTADUAL HERMANO MORAIS, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO NO PROCESSO EDUCACIONAL


A importância do profissional bibliotecário no processo educacional e os desafios da profissão foram discutidos na tarde desta quinta-feira (10), durante Audiência Pública proposta pelo deputado Estadual Hermano Morais, na Assembleia Legislativa.

A Audiência contou com a presença da Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, da Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UFRN, Antônia Neta, da Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mirian Dantas, além de alunos, bibliotecários e professores.

Segundo Hermano Morais, os bibliotecários desempenham um papel importante para a garantia de uma educação de qualidade no país. “Os números mostram que o brasileiro não tem o hábito de ler. Mas os profissionais da biblioteconomia são importantes aliados na transformação dessa realidade. Por isso, reafirmo meu compromisso em fortalecer e ampliar o trabalho dessa categoria”, disse.
A Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, agradeceu o apoio do deputado estadual e falou sobre as dificuldades para garantir a aprovação da Lei 12.244/10, que determina a instalação de bibliotecas nas escolas da rede pública de ensino. Segundo ela, apesar de sencioanda, a lei ainda enfrenta dificuldades para ser cumprida. “O Brasil é o maior comprador de livros do mundo. Mas segundo dados do INEP, apenas 52% das escolas possuem biblioteca. O que nós queremos é que seja criado um Sistema de Bibliotecas, tanto nos Estados qaunto nos municípios, para sensibilizar e garantir a aplicação da Lei”, sugeriu.

Biblioteca Pública

Durante o evento, o diretor da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, Márcio Rodrigues, informou sobre o resultado da licitação, que escolheu a empresa responsável pela reforma da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo. Mas pediu o apoio do deputado estadual Hermano Morais para garantir junto ao Governo do Estado, a execução de um convênio com o Ministério da Cultura, que destinará os recursos para a execução das obras. “Sem a assinatura desse convênio, corremos o risco de perder os recursos, que vão financiar a reforma”, esclareceu.

O Deputado Hermano Morais se comprometeu em dialogar com o Governo do Estado e com o Ministério da Cultura, para garantir a assinatura do convênio ainda nos próximos dias.

Nenhum comentário: