domingo, 1 de abril de 2012

DECISÕES DIFÍCEIS TAMBÉM É UMA QUESTÃO DE SAÚDE


Muitas pessoas têm dificuldades em dizer não ou sim na hora que convém. Isso pode ser um fator determinante para o convívio social, sem contar que pode se tornar um fator de estresse e claro, contribuir para afetar nossa saúde.

Você não pode esquecer que dizer sim para tudo, querer agradar a todos, para se sentir valorizado (a) você pode está colaborando para gerar um quadro de estresse que pode ocasionar problemas como baixa estima, angustia ou até depressão.

Atenção caro (a) leitor (a), cuidado. Não traga responsabilidades dos outros para cima de você. Não estou lhe aconselhando a querer jogar o corpo fora ou ser mau (á) amigo (a); não se trata disso. O que não vale é você querer se sobrecarregar de tarefas ou fazer uma coisa que não estava afim de fazer só para não desagradar a outrem.

Pelo contrario também não podemos dizer não para todas as coisas. Precisamos fugir do egoísmo, do isolamento e como conseqüência do mau humor. Aprender a dizer sim ou não para os outros não é tarefa fácil. Mas precisamos desenvolver a habilidade de separar problemas que são nossos, de problemas que são dos outros e de problemas que competem ao social, ou seja, que são problemas de todos.

Temos que ser pessoas sociáveis, que goste de ajudar ao próximo sem também correr o risco de se sobrecarregar de tarefas e como conseqüências nos tornar infelizes em nosso meio. Existem pessoas que são craques na arte de saber dizer sim ou não na hora certa. Porém tem outrar que não o sabem fazer e com isso gerar um problema pessoal e até de saúde.

Para aqueles que têm dificuldade em dizer sim quando for preciso e não quando for conveniente, confiamos que você com o tempo saberá exercitar essa importante e delicada decisão sem se prejudicar e prejudicar os outros; treine para não ser infeliz.

Nenhum comentário: