quinta-feira, 29 de março de 2012

REPRESENTANTES DA OUVIDORIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO VISITAM A DELEGACIA DE POLICIA DE GUAMARÉ


Sr. Geraldo Soares Wanderley é membro do Conselho Estadual de Segurança Pública e também Conselheiro Estadual de Carceragem e a Srª Ana Flávia que é Técnica de Segurança Pública

Hoje pela manhã a delegacia de policia de Guamaré recebeu dois representantes da ouvidoria da Segurança Pública do Estado, os representantes vieram especificamente com uma missão... Verificar situação dos apenados, ver a infraestrutura da DP, se há maltrato aos detentos, as condições de trabalhos dos policiais dentre outros.
Delegacia de Policia de Guamaré
O Sr. Geraldo Soares Wanderley é membro do Conselho Estadual de Segurança Pública e também Conselheiro Estadual de Carceragem e a Srª Ana Flávia que é Técnica de Segurança Pública, eles passaram a manhã inteira na delegacia de Guamaré,  além de verificar as condições lamentáveis que se encontra a DP, cada preso foi ouvido pelos os representantes.

A ouvidoria tomou conhecido em detalhes que foi noticia na imprensa escrita e falada as duas rebeliões ocorrida na cidade em menos de três meses, fato que os presos depredaram as celas e destruíram a delegacia, também foi sabedor que a população de Guamaré vive dias de incerteza  por falta de segurança na DP da cidade.

Vale ressaltar que, a causadora da primeira rebelião em janeiro deste ano foi uma detenta conhecida por Regina, ela ateou fogo no colchão da cela gerando tumulto, os apenados depredaram quase tudo na tentativa de sobrevivência em virtude da grande quantidade de Fumaça.

Regina também foi responsável juntamente com outros presos pela rebelião ocorrida neste mês de março, ela jogou água quente em um preso que estava no corredor acusado de estupro, e segundo informações Regina tem causado dor de cabeça aos policiais, sempre insultando aos demais apenados a fugirem. Acredite quem quiser... A detenta Regina ainda se encontra detida na DP de Guamaré, pasmem!

Os representantes da corregedoria de segurança pública do estado constataram na visita feita hoje (29) a situação lamentável que se encontra a DP, o espaço projetado para 24 pessoas há 48 presos, sendo 18 mulheres e 30 homens, e mais absurdo... Todos os presos estão juntos “Mulheres e Homens”.
Os representantes também ouviu o subtenente Luiz Carlos que tem se virado nos trinta junto com o cabo J. Carlos e demais policiais para garantir a segurança pública no município mesmo diante das inúmeras adversidades enfrentadas.

Apesar da grande destruição ocorrida, a carceragem não foi interditada e todos os presos foram levados para uma das alas da cadeia para ficarem todos juntos novamente até um dia o governo do estado resolver olhar  para Guamaré.

O Sr. Geraldo Soares disse ao blog que às condições da DP de Guamaré são precárias, afirmou que há superlotação de presos podendo haver a qualquer momento fugas devido à falta de segurança que é grande, disse ainda que  os presos precisam do olhar do governo do estado em caráter emergencial, não somente os apenados, mas a DP que está sem estrutura de acomodar 48 presos, afirmou que até para os policiais faltam condições melhores para trabalhar, disse que o efetivo é muito pequeno para uma cidade de quase treze mil habitantes.
DP de Guamaré toda depredada pelos os apenados
Os representantes finalizaram dizendo que será feito um relatório sobre tudo que eles constataram na DP de Guamaré e será encaminhado a OAB, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, a Constituição dos Diretos Humanos, a Secretaria Estadual de Justiça e a outros órgãos responsáveis,  “o que está acontecendo em Guamaré é uma violação aos direitos humanos” disse o representante da segurança pública.

Disse ainda que em todo estado as únicas delegacias que vivem em situação deplorável e semelhante é a de Guamaré e Nova Cruz, disse que não quer acreditar que o Ministério Público e o judiciário estejam omissos a situação de Guamaré, o representante classificou como uma vergonha o que encontrou hoje na DP de Guamaré.

Os representantes disseram que o poder Judiciário e o Ministério Público têm o poder de determinar a interdição da DP de Guamaré, e porque ainda não interditou? Disse Geraldo Soares representante da ouvidoria.

Segundo informações, o subtenente Luiz Carlos responsável pelo o destacamento de Guamaré encaminhou já vários ofícios a seus superiores informando a situação da DP do município.
Subtenente Luiz Carlos 
O subtenente também informou que as detentas Aline Regina Carneiro da Silva e Adriana Helena de Souza Machado, foram causadoras de principio de uma nova rebelião, elas estavam armadas de facas e entrarem em luta corporal com outros presos, Luiz Carlos ainda disse que a DP dispõe apenas de um policial de plantão, o efetivo é muito pequeno para a demanda de apenados, além de estarem exercendo serviços que são fora de suas funções no quesito da segurança pública.

Luiz Carlos disse ainda ao blog que a custodia dos presos em Guamaré deveria estar sendo feita por agentes carcerários ou por policiais civis, a polícia militar tem feito o que pode, finalizou o Subtenente Luiz Carlos desmotivado por não ver uma solução das autoridades para a DP de Guamaré que ele é responsável.

NOTA DO BLOG: O povo de Guamaré espera que através do relatório que será feito e encaminhado pelos os representes da ouvidoria da Segurança Pública do Estado mobilize as autoridades competentes em tempo hábil, a população espera que seja tomada as providencias antes que a situação em Guamaré no quesito segurança pública fique insustentável.

Nenhum comentário: