sábado, 31 de março de 2012

CRESCE ÍNDICE DE INFESTAÇÃO, GUAMARÉ ESTAR ENTRE AS SEIS CIDADES ISOLADAS DO RN


Em três meses o índice de infestação predial do mosquito da dengue voltou a crescer em Natal.  A pesquisa entomológica é feita a cada dois meses. Na última, realizada no começo de março deste ano, apontou-se um índice de 1,5% em relação ao número de imóveis infectados e pesquisados na cidade. O crescimento do percentual de infestação predial foi praticamente de 100%, pois em novembro de 2011 o índice foi de 0,8%, considerado o mais baixo dos últimos cinco anos e meio. Em junho de 2006, registrou-se o maior percentual de infestação do Aedes aegypti,  5,9%. Com o índice de infestação predial de 1,5% hoje, segundo Pereira, Natal passou a ter risco médio de proliferação do mosquito da dengue. O risco baixo é 1,0 % e o alto risco é quando passa de 3,9%.

Um dos coordenadores do Programa Municipal do Combate à Dengue, Lúcio Pereira da Silva, disse que essa variação é normal, e nem se pode especificar qual foi a causa, por existirem muitos fatores variantes. A maior quantidade de focos de infestação é intra-domiciliar, não se podendo afirmar que as chuvas sejam fator principal para que haja um aumento deste índice. 

Lúcio Pereira informou que a expectativa é de se completar os seis ciclos de combate ao mosquito na cidade, já tendo sido concluído o  primeiro no último dia 12. A renovação dos contratos temporários com os agentes de endemias foi necessário até que se faça a publicação do edital e realização do concurso para a contratação definitiva de 150 novos agentes, totalizando o quadro de 512. Segundo Pereira, existe uma perspectiva da série história de dez anos, indicando que se aumenta o número de casos de dengue, em função do mês com maior variação pluviométrica: "Dá para a gente pensar que existe essa correlação, mas não existe estudo que confirme isso".

PARALISAÇÃO 

O presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte (Sinda-RN), Cosmo Mariz, informa que às 8 horas da próxima terça-feira, dia 3, a categoria reúne-se em assembléia para votar indicativo de greve, com a finalidade de pressionar a Prefeitura de Natal a cumprir a data base da negociação coletiva de trabalho, que seria agora em março para todos os servidores públicos municipais.

Cosmo Mariz explicou que, por orientação da assessoria jurídica do Sindas, a categoria não acompanhou a greve já deflagrada por outras áreas, porque não houve a publicação do edital de convocação da assembléia, que aprovará uma pauta de reivindicação, a qual inclui o fornecimento de farda para os agentes de saúde e de endemias, substituição do protetor solar por outro de melhor qualidade e fator de proteção 50, liberação de vales transportes para quatro passagens e implantação do adicional por tempo de serviço.

Outra reivindicação, segundo Mariz, é a concessão do adicional de insalubridades para os agentes de endemias contratados em 2008, benefício já implementado na folha de pagamento dos agentes antigos. "Vamos permanecer em estado de greve e trabalhar normalmente até a terça, quando confirmaremos, oficialmente,  nosso indicativo", declarou Mariz, de forma que "não se deixe brecha para a prefeitura questionar a legalidade da greve".

Seis municípios registram vírus 4

A dengue é uma doença multicausal, mas a falta de informação também é um problema para a implementação de uma política de combate ao mosquito Aedes aegypti,  transmissor dos quatro tipos de  vírus causador da febre clássica, que pode evoluir para o caso mais grave - a  hemorrágica -, e causar a morte do paciente. A técnica da equipe de vigilância da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Lúcia de Fátima Araújo, diz que  "o  momento é de alerta", porque em 2012, até agora, foi identificada a circulação do vírus DEN-4, mas na teoria se sabe que existe mais de um sorotipo circulando.

Lúcia Araújo disse que o vírus do tipo 4 foi isolado em seis municípios do Rio Grande do Norte - Alexandria, Assu, Caicó, Guamaré, Mossoró e Parnamirim, porém, informou que 94 municípios ou 53,93% dos 167 municípios do Estado não mandaram informações  sobre o encerramento do primeiro ciclo, com relação ao índice de infestação predial: "Os dados precisam ser mandados até o dia 10 de cada mês".

Fonte: Tribuna do Norte



Nenhum comentário: